PostPT Notícias

Ágatha e Duda encerram parceria após cinco anos e 50 pódios

Dupla bicampeã do Circuito Mundial se despede com ouro na etapa de Itapema, em Santa Catarina. Duda agora jogará com Ana Patrícia; Ágatha ainda não definiu o futuro

Ágatha e Duda subiram juntas ao pódio mais de 50 vezes nos últimos cinco anos. Grandes estrelas do vôlei de praia, as duas foram protagonistas por onde passaram juntas, seja no Circuito Brasileiro ou no Circuito Mundial. A dupla montada em 2017 para o ciclo de Tóquio 2020 chegou, inclusive, ao topo do cenário mundial por dois anos, em 2018 e durante a última temporada.

Experiência e juventude, no entanto, seguirão agora caminhos separados. Isso porque durante a etapa brasileira do Circuito Mundial, realizada em Itapema, Santa Catarina, nesta semana, Ágatha e Duda oficializaram o fim da dupla com o último torneio do time que tem o comando técnico de Marco Char.

– Os cinco anos que passei ao lado da Ágatha e de toda a nossa comissão técnica foram de muito aprendizado. Estivemos juntas dos meus 18 anos até os 23, eu aprendi e amadureci muito, passei de menina a mulher, aprendi o que é ser uma atleta profissional. A Ágatha é uma pessoa muito guerreira, que me ensinou muita coisa, foram anos incríveis. Tenho toda a gratidão do mundo por todos que estiveram ao nosso lado, nunca vou esquecer – disse Duda.

Pois a dupla que começou com vitória na estr

Vale destacar que apesar da campanha de sucesso durante o ciclo classificatório para Tóquio, Ágatha e Duda não conseguiram imprimir o favoritismo nas Olimpíadas do Japão. E, assim como as outras duplas brasileiras, caíram precocemente nas quartas de final do torneio. A campanha foi, inclusive, a pior do país na história da modalidade – pela primeira vez o Brasil não esteve no pódio da modalidade desde a inclusão no programa olímpico em Atlanta 1996.

Segundo explicou Ágatha nas redes sociais quando os rumores do fim da dupla tornaram-se públicos, o término partiu de Duda: “a partir de 2022 vocês não verão mais eu e a Duda jogando juntas. Após os Jogos Olímpicos a Duda decidiu abrir a parceria e começar o próximo ano com uma nova equipe”.

Aos 38 anos, a medalhista de prata na Rio 2016 pensará agora nos próximos passos da carreira. Mas uma coisa já é certa, estará sempre na torcida pela jovem que ajudou a formar.

– Desejo sim, que ela cresça cada vez mais como atleta e como pessoa nos próximos anos de sua vida. Tenho carinho por ela e por tudo que vivemos. Quando tudo encerrar com certeza ficarão os aprendizados que tivemos (principalmente nos momentos difíceis), a entrega de cada pessoa que passou por esta equipe e as lembranças das inúmeras vitórias conquistadas – disse.

eia da parceria em 2017 durante uma etapa do Circuito Brasileiro em João Pessoa encerra da mesma forma, no lugar mais alto do pódio. Isso porque na despedida da dupla em Itapema, as duas venceram com louvor a etapa brasileira do Circuito Mundial. Vitória neste domingo diante das também brasileiras Taina e Hege em 2 sets a 0, parciais 25/23 e 21/13.

Se Ágatha ainda não definiu quem será sua próxima parceira, Duda está pronta para retomar a parceria com Ana Patrícia visando agora o ciclo de Paris 2024. Dois grandes nomes da nova geração, elas jogaram juntas durante as categorias de base e foram, inclusive, campeãs Olímpicas da Juventude em 2014. Vale lembrar que assim como Duda, Ana Patrícia disputou os Jogos de Tóquio 2020. Na ocasião, ao lado de Rebecca.

As medalhas da dupla

  • Circuito Brasileiro
    15🥇 7🥈 5🥉
    1🏆 título do Circuito Brasileiro
  • Circuito Mundial
    9🥇 5🥈 8🥉
    2🏆 títulos do Circuito Mundial
  • World Tour Finals
    1🥇 e 2🥈

 

Fonte: Globoesporte.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *