Brasileiras sofrem no primeiro set, mas batem Ana Gallay e Fernanda Pereyra por 2 a 0 (parciais de 21/19 e 21/11). Próximas adversárias são as chinesas Wang/X.Y.Xia, na terça-feira
Assim como no vôlei de praia masculino, o Brasil também estreou com vitória no vôlei de praia feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta sexta (manhã de sábado no Japão), Ágatha e Duda, líderes do ranking mundial, venceram as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra por 2 sets a 0 (parciais de 21/19 e 21/11). As próximas adversárias das brasileiras são as chinesas Wang/Xia, que também venceram na estreia: 2 a 1 sobre a dupla Bansley/Brandie, do Canadá. A partida será na terça às 10h (22h locais).
– Foram cinco anos de espera, então a ansiedade era algo natural. Acho que a minha experiência olímpica ajudou e o mais importante é que a gente conseguiu a vitória. Está muito quente aqui e valeu muito apena chegar com antecedência para se adaptar ao clima. Agora é descansar para encarar o time da China no próximo jogo – disse Ágatha.
Vitória difícil no 1° set
As brasileiras começaram perdendo por 2 a 0 com direito a erro de recepção de Ágatha. Contudo, o empate não demorou a acontecer, e a dupla do Brasil conseguiu igualar em 3 a 3 e depois 4 a 4. No ponto seguinte, porém, Duda cometeu um erro de ataque, e as argentinas voltaram a abrir. Tanto que, minutos depois, Gallay colocou a bola no chão, fazendo 10 a 7.
O Brasil reagiu na sequência, encostando no placar – 11 a 10. O empate saiu num erro de ataque de Fernanda Pereyra: 12 a 12. A virada veio numa bola de primeira de Duda, que marcou 16 a 15. O lance desestabilizou as argentinas, que viram Duda fazer 18 a 17. Numa bola de fundo, Ágatha conseguiu o set point ao marcar 20 a 19. E a vitória veio num erro de ataque argentino no lance seguinte: 21 a 19.
Passeio no 2º set
Ágatha e Duda voltaram arrasadoras para o segundo set, abrindo 4 a 1. Desconcentrada, Pereyra cometeu dois erros de recepção seguidos, e o placar foi a 6 a 1. Pouco depois, Duda levantou para Ágatha, fazer 10 a 5 bem ao seu melhor estilo. Estava fácil. Duda marcou 12 a 6 num ataque no fundo. Minutos depois, Ágatha deu uma largadinha e fez 15 a 8.
A vitória das brasileiras era uma questão de tempo, e, num erro de ataque de Pereyra, o marcador foi a 17 a 8. O match point foi obtido numa bola fora de Ana Gallay. Sem dar chances às rivais, as brasileiras trataram de liquidar o jogo num ponto de Ágatha: 21 a 11.
Fonte: Globoesporte.com