Ágatha e Duda fazem jogo de superação ao conseguirem incível virada no 1º set, vencido por 21/18; Duda desequilibra no 2º, e com 21/17 no placar, dupla garante título da etapa e o primeiro triunfo sobre as rivais na temporada
Dominantes no vôlei de praia feminino brasileiro, as duplas Patrícia/Rebecca e Ágatha/Duda disputaram, pela terceira vez, uma decisão de etapa nessa temporada do Circuito Brasileiro. E nesse domingo, na bolha de Saquarema, quem se deu melhor foi a dupla Ágatha/Duda, que venceu as rivais por 2 sets a 0 (21-18 e 21-17) e conquistou o título da etapa. Foi a quinta e última etapa do Circuito, e a dupla Ágatha/Duda encerra o ano na liderança isolada do ranking nacional.
Classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio e líderes do ranking nacional, as duplas fizeram uma partida cheia de emoções. Ana Patrícia e Rebecca abriram ampla vantagem no primeiro set, mas Ágatha comandou uma incrível reação, conquistando com Duda uma virada sensacional. Já no segundo set, foi Duda quem lançou mão do protagonismo, com saques eficientes.
– Foi um ano desafiador para todos. Vivemos a dificuldade do ano, tivemos momentos de angústia. Mas conseguimos ‘virar a chave’, e voltamos a treinar com uma energia boa e com o objetivo bem ousado. E do mesmo modo que demos o nosso máximo em todas as etapas, é difícil manter esse ritmo, nessa época do ano já estaríamos diminuindo o nosso giro. E desta vez foi diferente, tivemos que aumentar ainda mais o ritmo nessa reta final, conseguimos o ouro e o primeiro lugar no ranking, então estamos muito satisfeitas e vamos tirar uns dias de férias para voltarmos renovadas em 2021 – avaliou Ágatha.
Ágatha e Duda tiveram uma temporada impecável. Foram seis etapas disputadas (uma internacional), com seis finais e quatro títulos. Em relação à quinta etapa do Circuito Brasileiro, antes de derrubar Ana Patrícia/Rebecca na final, Ágatha/Duda superaram Talita/Carol Solberg na semifinal por 2 sets a 0 (parciais de 21/9 e 21/18).
Retrospecto das duplas na temporada
Essa foi a terceira decisão entre as duplas na temporada. Nas duas finais anteriores, deu Ana Patrícia/Rebecca. Com a vitória de Ágatha/Duda nesse domingo, a dupla diminui para 2 a 1 a vantagem das adversárias na temporada. Por outro lado, as duplas tinham dois títulos nacionais cada na temporada. Ágatha/Duda levou, portanto, o “tira-teima” desse domingo, ao faturar o terceiro título.
Torcida virtual à la NBA
Mesmo sem contar com público presente em razão dos protocolos de segurança sanitária, as partidas não ficaram sem torcida. Alguns fãs do vôlei de praia tiveram a oportunidade de acompanhar os duelos por meio da “Arquibancasa”.
Acessando um convite virtual, os fãs interagiram com o animador e participaram de ações nos intervalos das partidas. O sistema foi exibido em telões na quadra central e trouxe animação e cores para dentro da competição.
Ana Patrícia/Rebecca domina Ágatha/Duda no 1º set
Ana Patrícia e Rebeca começaram avassaladoras, abrindo 3 a 0 e em seguida 5 a 1. Rebecca foi um destaque pelo fator defensivo, indo muito bem à rede com bloqueios efetivos. Ana e Rebecca ganharam ainda mais confiança depois de vencerem o primeiro rally da partida, obrigado Ágatha e Duda a pedirem tempo com o placar em 7 a 2.
Num ponto de bloqueio de Ágatha, Ágatha e Duda esboçaram uma reação, mas Rebecca fazia uma partida muito assertiva e não deixava a dupla adversária encostar no placar, chegando a uma vantagem de 13 a 8 no placar. Com dois ótimos saques de Ágatha, sua dupla encostou no placar e deu mais emoção ao set, cortando a diferença para 14 a 12.
Um ponto de bloqueio de Ágatha reduzia a vantagem das adversárias para apenas 1 ponto. Ágatha e Duda aproveitaram o embalo, passaram à frente e abriram 17 a 15. A dupla mantinha o bom momento vencendo um rally e chegando a 19 a 17. Rebecca errava um saque num momento crucial, e num erro de Ana Patrícia, Ágatha e Duda levaram de virada o set, 21 a 18.
Duda desequilibra, Ágatha/Duda fica com o título
Ana Patrícia e Rebecca começaram bem o segundo set, assim como no primeiro. Só que a dupla rival mostrou a mesma reação do set anterior ao virar um 3 a 1 para 5 a 3. Num erro de ataque de Rebecca, ela deu à dupla rival uma vantagem de 8 a 4.
Duda ganhava protagonismo na partida, sacava primorosamente e aplicava nas adversárias uma vantagem de 6 pontos ao abrir 11 a 5. A vantagem no placar dava tranquilidade para Ágatha e Duda, que conseguiram manter a vantagem na casa dos 4 pontos.
Rebecca tentou usar o bloqueio, imprimir agressividade no set, mas acabava errando com uma bola para fora. O set chegava a 17 a 10 em mais um ace de Duda, o terceiro dela na partida. Muito perto do título, Ágatha/Duda só precisavam administrar a larga vantagem. Ana Patrícia e Rebecca não conseguiram uma virada milagrosa e Ágatha e Duda venceram por 21 a 17, ficando com o título.
Fonte: Globo Esporte